Dica de férias: Casa do Capitão Mor
Aproveitando o que ainda nos resta das férias, gostariamos de deixar uma dica de atividade para os estudantes, professores de história e interessados no assunto, que é a visitação a Casa do Capitão Mor, na cidade de Sobral. Um espaço onde é possivel conhecer e debater a respeito da história de Sobral, através de outras memória e uma outra história da cidade.
A Casa do Capitão Mor está localizada ao lado esquerdo da Igreja Matriz, espaço do primeiro núcleo urbano de Sobral, onde outrora surgiu a Fazenda Caiçara, dando origem a cidade de Sobral. A casa em estilo colonial foi provavelmente construída em 1772, sendo um dos poucos exemplares da arquitetura, dos materiais e das técnicas construtivas do século XVIII.
Desde então está aberta à visitação, tendo sido transformada em Centro de Referência histórica e cultural de Sobral, desenvolvendo atividades no âmbito da história e cultura local e fortalecendo os laços identitários do povo sobralense com as suas raízes. Na casa busca-se conhecer como se deu o desenvolvimento urbano da cidade de Sobral, através de uma exposição permanente a respeito de um dos seus mais antigos moradores, o Capitão Mor José Xerez, bem como os achados arqueológicos provenientes do processo de escavação e restauração ocorrido neste imóvel. A casa abriga também o Escritório Técnico do IPHAN (4°Superintendência Regional), um Centro de Documentação da Secretaria de Cultura do Município sobre a História Local, além dos resultados do Mapeamento Cultural realizado em Sobral, com seu acervo sobre as tradições, o patrimônio material e imaterial.
Quem não conhece vale apena conferir, e quem já conhece fique a vontade para revisitar.
A Casa do Capitão-Mor está situada á Rua Randal Pompeu, 145, ao lado da Igreja da Sé.
Horário de visitação: Segunda à sexta-feira de 08hs às 12hs e 14hs às 18hs (outros horários de visitação mediante contato antecipado)
Agendamento de grupos: (88) 3611-6599 ou 3611- 1236.
Postar um comentário